As vendas do varejo brasileiro caíram 4,2% em julho de 2023 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo um estudo da empresa de meios de pagamento Stone divulgado nesta sexta-feira (11). De acordo com a companhia, o resultado representa estabilidade para o setor.
O relatório mapeou o comportamento do varejo em 6 segmentos, dos quais metade apresentaram aumento na variação de vendas. Leia:
- livros, jornais, revistas e papelaria: + 1,8%;
- móveis e eletrodomésticos: +0,8%;
- tecidos, vestuário e calçados: +0,6%;
- hipermercados, mercados, bebidas e fumo: – 4,9%;
- material de construção: – 1,4%;
- artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos, perfumaria e cosméticos: – 0,7%.
REGIONALIDADE
Somente 6 Estados aumentaram as vendas no varejo em julho de 2023:
- Amazonas: +17,3%;
- Minas Gerais: +5,0%;
- Rondônia: + 3,2%;
- Acre: + 3,1%;
- Mato Grosso do Sul: + 2,6%;
- Espírito Santo: + 0,3%.
Segundo o levantamento, o Rio Grande do Norte registrou a quinta maior queda em vendas no varejo, no mês de julho, acima da média nacional. Veja as unidades da federação com as maiores quedas:
- Paraná: – 7,5%;
- Alagoas: – 7,3%;
- Roraima: – 6,7%;
- Rio Grande do Sul: – 6,0%;
- Rio Grande do Norte: – 5,9%
- Mato Grosso: – 3,9%.
Esta é a 7ª edição da pesquisa da Stone para o varejo. O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer FED (Finance do Federal Reserve Board), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. A partir da edição mais recente, o relatório passa a considerar operações via voucher, Pix, Ton (solução da própria Stone).
Com informações de Poder 360